RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 29 de abril de 2016

COMISSÃO DO SENADO APROVA INTEGRAÇÃO DE 45 MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO E DA PARAÍBA

Com informações do Blog da Folha PE -

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou projeto de lei de autoria do senador Douglas Cintra (PTB-PE) criando a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) do Polo Caruaru e Campina Grande, abrangendo 25 municípios do agreste pernambucano e 20 municípios paraibanos. A integração permitirá aos 45 municípios dos dois estados obter reduções e isenções de impostos federais e empréstimos a juros favorecidos.

A criação das RIDEs está prevista no artigo 43 da Constituição, que permite a instituição, por projeto de lei complementar, de regiões de desenvolvimento em municípios de estados diferentes, mas integrantes de um mesmo complexo geoeconômico e social. A RIDE proposta por Cintra será a quarta do país, somando-se às RIDEs do Distrito Federal e Entorno, criada em 1998, da Grande Teresina, no Piauí, e do Polo Petrolina/Juazeiro, ambas estabelecidas em 2001.

“Os municípios que integrarão esta RIDE têm atividades econômicas afins, como, por exemplo, as confecções em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, do lado pernambucano, e Barra de São Miguel, Alcantil, Caraúbas e Congo, do lado paraibano, que distam no máximo 150 quilômetros de Caruaru”, explica o petebista. Outras atividades afins são o turismo, com o São João de Caruaru e Campina Grande, e a fabricação de móveis.

O projeto segue agora à votação da Comissão de Desenvolvimento Regional, indo em seguida ao exame da Câmara dos Deputados, sem a necessidade de passar pelo plenário do Senado.

Empreendedorismo

“O modelo de gestão concentrado nas capitais não tem sido eficaz para promover o necessário desenvolvimento espacial. Se beneficiados com investimentos adequados, estes municípios transformarão a dinâmica econômica da região, com maior geração de emprego e renda”, assinala Cintra nas justificativas do projeto.

A formação de RIDEs permite que os municípios abrangidos pela integração possam obter, além de isenções e reduções de impostos federais e financiamentos com taxas de juros acessíveis, igualdade de tarifas, fretes e seguros e prioridade em empreendimentos de aproveitamento econômico e social de rios e barragens.

O projeto de Cintra – PLS 789/2015 – cria também o Programa Especial de Desenvolvimento da RIDE e o Conselho Administrativo, a ser formado por representantes dos dois governos estaduais e das 45 prefeituras integrantes da região. Caberá ao Conselho Administrativo coordenar as atividades a serem desenvolvidas na RIDE.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More