RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 12 de abril de 2016

H1N1: VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA DIA 18 DE ABRIL NA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO

Com informações NE10/CASA SAUDÁVEL -

Em Pernambuco, a vacinação contra a gripe começará na próxima segunda-feira (18/4), quando serão imunizados os profissionais de saúde. Essa primeira etapa irá até o dia 22. Desde a última segunda (11), as 12 Regionais de Saúde começaram a receber as doses e estão organizando a distribuição para os municípios. Até o momento, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde (MS) 538.160 doses da vacina contra a influenza (24% do total).

A partir do dia 25 deste mês, inicia-se a pré-campanha para toda a população inclusa nos grupos prioritários para a vacina: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

DIA D

O Dia D conta a Influenza está marcado para 30 de abril em todo o Brasil. Até a segunda semana de maio, o MS informou que encaminhará as doses para imunizar todos os 2.095.962 pernambucanos inclusos nos grupos prioritários. A expectativa da campanha é imunizar, no mínimo, 80% desse público total contra vírus da influenza: H1N1, H3N2 e B.

“A proteção da vacina contra a influenza dura cerca de um ano. Por isso, a necessidade da população inclusa nos grupos prioritários participarem das campanhas anuais. A imunização contribui para prevenção da gripe nos grupos vacinados, e isso tem um importante impacto na redução do agravamento dos casos, na redução de internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e na diminuição dos casos de morte”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (PEI/SES), Ana Catarina de Melo. Ela ainda lembra que crianças que tomarem a vacina pela primeira vez devem receber uma 2º dose 30 dias após a 1º.

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

A vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

Foto: ABr

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More