RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O MELHOR DA PEC FOI "A NÃO REFORMA"

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

A Câmara Federal está votando a conta-gotas a chamada PEC da reforma política. Já aprovou o fim da reeleição e o mandato de cinco anos para todos os ocupantes de cargos executivos, embora essa paridade só vá acontecer a partir de 2027. 

Até lá, o nosso sistema eleitoral será um samba-do-crioulo-doido. Os prefeitos eleitos em 2016 terão mandato de quatro anos, mas os que forem eleitos em 2020 terão mandato de cinco. Já os 54 senadores que serão eleitos em 2018 terão nove anos de mandato e os 27 (1/3) que serão eleitos em 2022, apenas cinco. A lógica dessa alteração é para que a partir de 2027 todos tenham mandato de cinco anos, de vereador a presidente da República. No entanto, para que não se diga que os deputados não aprovaram nada de relevante até agora sobre a reforma política, eles rejeitaram o item da PEC que previa eleições coincidentes (todas num ano só). Essa “não reforma” foi o melhor da reforma até agora.

Por um PSDB orgânico

O prefeito Elias Gomes (Jaboatão) clarificou ontem sua posição sobre a renovação do comando do PSDB que ocorrerá agora em julho. 1º) Trabalha por uma executiva de consenso e acredita ser esta também a posição do deputado Antônio Moraes; 2º) Se bater chapa fosse sua intenção, poderia ter registrado uma no último dia 8, mas não o fez. Defende o entendimento; 3º) Sonha com um PSDB “orgânico”, com reuniões mensais e plano estratégico. E acha que conseguirá.

Crítica – Humberto Costa chegou ontem a Salvador para participar do 5º congresso nacional do PT com uma postura de humildade jamais vista em sua carreira. Disse que o PT se equivocou ao não lutar por uma reforma política no governo de Lula e que ao longo de sua passagem pelo poder virou um partido convencional. É hora, salientou, de fazer “autocrítica e refundar-se”.

Crise 1 – O corte de despesas determinado por Paulo Câmara chegou também aos celulares de dirigentes de órgãos públicos. Um dirigente do HR reclamou ontem porque perdeu essa regalia.

Crise 2 – Já os oficiais da PM que faziam “jornada extra” para melhorar a renda também foram surpreendidos por cortes feitos no programa e planejam cruzar os braços a partir de agora.

Hub – Taí um dilema para a TAM resolver: o Aeroporto do Recife é infinitamente superior ao de Fortaleza, mas o número de passageiros embarcados lá em 2014 foi superior ao daqui.

Fusão – Para não admitirem, publicamente, que a tese da fusão foi por água abaixo, Roberto Freire e Carlos Siqueira, presidentes nacionais do PPS e PSB, respectivamente, falam em editar uma resolução recomendando a aliança entre os dois partidos em 2016. Bobagem. Cada caso é um caso e aliança só haverá se for do interesse de ambos.

Vazio – Era visível na Câmara Federal o esvaziamento dos trabalhos da CPI da Petrobrás. Os seus próprios membros não têm mais “saco” para ouvir o depoimento das pessoas que eles próprios convocaram. E se isso não bastante, eles aprovaram ontem 140 novos requerimentos apesar de, até a presente nada, nada de novo terem descoberto.

Unale – Termina nesta sexta em Vitória (ES) a 19ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), evento que conta com a presença de numerosa delegação de Pernambuco, incluindo o presidente Guilherme Uchoa (PDT) e o 1º vice Augusto César (PTB). Esses eventos geralmente são esvaziados, mas o deste ano atraiu muita gente por causa do tema escolhido para debate: “Mudanças globais e novos rumos”.

De pé – Continua valendo a promessa feita em 2014 pelo então candidato a governador, Paulo Câmara, de duplicar a BR-232 de São Caetano a Arcoverde. Significa que se não aparecerem interessados na concessão incluída no “pacote” que Dilma anunciou na última terça-feira, o Estado a duplicará com recursos próprios. Jarbas, para duplicar o trecho Recife-Caruaru, que também foi promessa de campanha, teve que vender a Celpe.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More