RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 22 de junho de 2015

CONFIRMADOS QUATRO CASOS DE ZIKA VÍRUS EM PERNAMBUCO, DIZ SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

Com informações da Folha PE -

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou casos do vírus zika em Pernambuco. A comprovação foi dada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência nacional, localizado em Belém do Pará. De 11 exames, quatro deram positivo para a enfermidade e sete foram descartados.

O diretor geral de Controle de Doenças e Agravos da SES, George Dimech, afirma que, por ainda não haver um protocolo nacional específico para vigilância e tratamento do zika no Brasil, a recomendação para os médicos é continuar notificando os casos suspeitos como dengue e fazer o tratamento como determina o manejo clínico dessa doença. Ainda segundo ele, a diferença é que, dentre elas, a dengue é a única que mata, por isso a necessidade de sempre suspeitar dessa enfermidade.

No Brasil, ainda não há sorologia disponível comercialmente para a realização em massa dos testes de zika. Atualmente, o Ministério da Saúde (MS) está estudando como será o protocolo e como fazer a disseminação do teste comprobatório para os Estados. O zika é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue. Isso torna ainda mais importante as ações de controle do Aedes aegypti tanto pelos municípios quanto pela população. Dimech reforça que as residências são responsáveis por cerca de 90% desses depósitos dos depósitos de água, que podem se transformar em criadouros.

CASOS EM PE – As confirmações de Zika vírus foram nos municípios de Jaboatão dos Guararapes (mulher de 24 anos), Olinda (homem de 19 anos e homem de 61 anos) e Recife (criança do sexo feminino de 13 anos). Todas as notificações ocorreram na primeira quinzena do mês de março. Os pacientes tiveram manchas vermelhas pelo corpo, febre, coceira e dor nos olhos, articulações e no corpo, sintomas também característicos dos casos de dengue.

Ainda há 36 amostras em análise no laboratório Instituto Evandro Chagas.

O QUE É – Doença viral aguda transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e caracterizada pelo aparecimento de manchas avermelhadas pela pele, febre, dores articulares ou musculares, dor de cabeça, coceira. Os sintomas desaparecem entre o 3º e o 7º dia. Geralmente não há complicações graves e não há registro de mortes. A taxa de hospitalização é baixa. De acordo com o Ministério da Saúde, na literatura, 80% dos casos das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas.

NO BRASIL - Já há confirmações de zika na Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os casos foram comprovados pelo Instituto Evandro Chagas.

Foto: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More