RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 9 de junho de 2016

BOMBEIROS ALERTAM PARA CUIDADOS COM COMPRA E VENDA DE FOGOS

Com informações do G1 PE -

Com a proximidade das festas juninas, as tradicionais barracas de fogos de artifício começam a surgir em pontos estratégicos do Recife e de cidades em que há celebrações no período. A diversidade não é só de produtos, mas também de riscos oferecidos a quem vende e a quem compra. Por isso, a atenção de vendedores e de clientes deve ser redobrada para evitar incêndios, queimaduras e explosões.

De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBM-PE), a venda de fogos de artifício é controlada por meio de fiscalizações, feitas de acordo com um código de proteção contra incêndios elaborado pela corporação. “As ações vão ocorrer até depois do São João nos principais polos de grandes eventos”, explica o major Aldo Silva, chefe de comunicação dos Bombeiros.

É importante evitar a compra em locais sem o selo de vistoria, já que há possibilidade de explosão nos pontos de venda ou até mesmo devido ao modo de fabricação dos fogos, alerta o major. “É preciso ter cuidado, também, com as barracas instaladas em áreas residenciais”, adverte Silva, referindo-se aos riscos oferecidos pelo contato com a rede elétrica.

O trabalho dos bombeiros não anula os cuidados de quem manuseia o material. Durante os festejos juninos, é importante estar atento aos possíveis acidentes com fogueiras, evitando o uso de álcool, gasolina ou outro combustível para acendê-las, além de evitar as brincadeiras de pular por cima das chamas.

Cuidados com energia elétrica
De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), os cuidados com energia devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos, sobrecargas e detonações dos explosivos nesse período do ano. Por isso, é importante evitar soltar os fogos em locais próximos a postes, transformadores e fios. 

A concessionária alerta que as ligações de energia para as barracas podem ser feitas em qualquer agência da Celpe no horário comercial, com pelo menos quatro dias antes do início da utilização da carga de energia. Para receber o aval para a venda, é preciso ter licença de funcionamento da prefeitura do município em que a barraca será montada.

No Recife, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou, por meio de nota, que a instalação das barracas deve ser feita mediante licença para a venda de fogos, emitida pela Prefeitura (PCR). Caso o ambulante seja flagrado cometendo alguma irregularidade, a mercadoria será apreendida. Ainda segundo o texto, as lojas físicas também precisam estar licenciadas pelo Corpo de Bombeiros quanto à maneira de estocar os produtos.

Foto: Daniel Buarque/G1

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More